O Ateliê

O Café Costura é um ateliê para todos!
Esse lugar, um oásis em meio a cidade grande, é um espaço de troca, criação e interação, onde há acolhimento e resgate das relações interpessoais. Aqui, o tempo passa mas não corre. É o tempo humanizado da costura e das produções artesanais de cada peça, que são feitas com personalidade e afeto por nossos alunos. Cada aula é um respiro do ritmo acelerado e desumanizado da internet, mercado de trabalho e vida urbana. Nossos encontros são uma meditação que permite um descanso do frenesi carioca. Essa é a alma do Café Costura.
Nós não nos limitamos a ensinar a costurar. Também fazemos com que cada pessoa que passe por aqui adquira um novo olhar sobre as roupas que vestem. Ensinamos que podem escolher e fazer, de acordo com o seu corpo, seu cerne e sua história. Queremos que nossos alunos entendam que, ao nos vestirmos, podemos passar uma mensagem sobre quem somos. Vamos ajudar a dar formas às ideias e tirá-las do papel, para que os criadores possam se expressar da maneira mais autêntica, livre e prazerosa o possível. Todos são bem vindos. Todos podem se expressar!
Como tudo começou
Eu aprendi a costurar com a minha mãe, que aprendeu a costurar com a minha avó, que aprendeu com minha bisavó, e por aí vai. Fui criada brincando ao som da máquina de costura e, conforme fui crescendo, comecei a tirar moldes de revista, descosturar e alinhavar junto com a mamãe. Notei que ali, lado a lado, entre linhas, agulhas, alfinetes e tecidos, os assuntos fluíam e as conversas surgiam. As ideias eram trocadas e a vida compartilhada.
Depois, quando eu mesma já era mãe e costurava ao lado dos meus filhos, que também brincavam ao som da máquina de costura, umas amigas que admiravam meu jeito de me vestir, pediram para ensiná-las a costurar. O que começou como curtição, batendo papo e se divertindo com a criatividade e auto-expressão, se tornou esse lugar acolhedor que segue na mesma descontração e liberdade despretensiosa.
As primeiras aulas foram em minha própria casa e, quando eu estava ficando sem fôlego, Juliana, minha sócia, chegou pra renovar as energias. Com ela organizamos e expandimos o ateliê. Agora estamos em Ipanema, ajudando nossos alunos a criar de maneira lúdica e prazerosa. Já se passaram 20 anos e mais de 1000 pessoas vieram costurar e compartilhar suas histórias conosco. Venha você também!